A escolha dos móveis para área externa deve ser alinhada com seu estilo e com a qualidade dos materiais.
Os móveis para a área externa precisam ser escolhidos com atenção. E, para isso, é necessário analisar algumas características dos móveis específicos para os ambientes externos.
Então quero começar este artigo explicando a diferença entre fibra natural e a fibra sintética.
A fibra natural traz o aspecto da natureza para ambientes internos e externos, e são produzidos a partir de materiais vegetais, animais e minerais.
Os móveis em fibra natural podem ser confeccionados com a fibra da bananeira, junco, palha, bambu e outros materiais.
Já a fibra sintética é mais resistente, e é composta por polipropileno, o que garante resistência contra raios UV. Assim, os móveis em fibra sintética são mais resistentes contra fenômenos da natureza e permitem maior durabilidade.
O tratamento da pintura e da qualidade das fibras faz toda a diferença no momento da escolha dos móveis para áreas externas. É por meio desses processos que a peça irá durar muito mais tempo e ter maior proteção contra o sol, chuva, maresia e umidade.
Confira as nossas sete dicas para escolher móveis para área externa a seguir!
1. Qualidade da matéria-prima
A matéria-prima é um dos primeiros pontos que precisam ser analisados quando falamos de áreas externas.
Porque geralmente esses ambientes ficam expostos ao sol, chuva, calor e umidade e para manter a durabilidade dos móveis escolhidos em locais com essas condições é necessário atenção a qualidade dos materiais utilizados em sua confecção.
Veja os materiais mais indicados para móveis em áreas externas.
- Alumínio: o material é ideal para garantir leveza, praticidade e durabilidade para os móveis. Além disso, também são simples de manusear e de limpar, o que proporciona praticidade.
- Madeira: utilizar madeira em mobílias proporciona o alinhamento do moderno com a rusticidade. Porém, o adequado é que a madeira usada seja revestida com uma proteção impermeável que favoreça a proteção contra o calor e a umidade.
- Plástico: móveis com plástico são fáceis de limpar, leves e práticos.
- Ferro: é um material mais pesado, mas que garante a sofisticação do ambiente. Para ser usado em áreas externas é preciso que seja revestido para ter proteção adequada.
- Fibras: tanto a fibra natural como a fibra sintética são opções que podem ser usadas em áreas internas e externas.
2. Tecidos adequados
O ideal é comprar móveis com tecidos adequados para as áreas externas. Como os ambientes são ao redor de piscinas, áreas de lazer e varandas gourmet que estão expostas às condições climáticas.
Os tecidos impermeáveis e que possuem secagem rápida são fundamentais para móveis para área externa.
Também existem alguns tecidos que possuem proteção contra raios UV, antimofos e bactericidas que ajudam a manter a durabilidade da peça. Assim, tecidos com algodão, acrílico, vinil e couro náutico são essenciais para isso.

3. Espaço delimitado
Para escolher bons móveis para a área externa é preciso ter atenção ao ambiente onde as peças ficaram dispostas. Escolher móveis que são funcionais é a melhor opção para quem ainda não sabe como decorar o ambiente.
Aposte em mesinhas para apoiar bebidas, pratos com lanches ou, até mesmo, livros e puffs para que o espaço fique confortável. Se for a área de piscinas, as espreguiçadeiras e ombrelones são itens fundamentais para proporcionar conforto e diversão.
4. Cores harmoniosas
Aproveite o ambiente que sua casa possui para deixá-la com o seu estilo. Se gosta de cores alegres, aproveite para utilizar cores que trazem harmonia para o local.
Já se você gosta de cores mais sóbrias, tente apostar em móveis com tonalidades escuras, como o marrom e o azul, para que o ambiente seja receptivo e tenha peças que você gosta.
Além de escolher cores, estampas e modelos harmoniosos, invista também em itens decorativos como mesas de centro, vasos e flores para dar um toque de cor a mais ao espaço.

5. Conjuntos de móveis
Para quem ainda não consegue definir os melhores móveis que combinem cor e estilo entre si, então é essencial que os conjuntos de móveis entrem em cena. Os conjuntos são as melhores alternativas para deixar o ambiente decorado de forma equilibrada e harmoniosa.
E o melhor é que eles já combinam entre si e as peças unificam o estilo com várias peças no total.
Para deixar o espaço mais dinâmico, aposte em conjuntos que permitam com que o ambiente seja aproveitado em sua totalidade e não atrapalhe o movimento das pessoas.
Lembre-se que as áreas externas são utilizadas para lazer e descanso por isso, precisam ser agradáveis e confortáveis.
6. Peça ajuda para profissionais
Se você não entende muito sobre as tendências do mercado ou quais cores são ideais, então é o momento ideal para procurar ajuda de especialistas em decoração.
Procure os profissionais para ter auxílio no momento de decoração da sua casa e proporcione conforto para o ambiente com dicas e análises.
Aqui na Apoena oferecemos um atendimento personalizado e exclusivo para você escolher o melhor móvel para sua casa. Conheça nosso atendimento exclusivo.
7. Invista em uma empresa experiente e de qualidade
Antes de escolher qualquer móvel, o importante mesmo é investir em peças de alta qualidade confeccionadas por uma empresa experiente no segmento e com compromisso em oferecer materiais de excelência para a sua casa.
A Apoena In Out concilia design, praticidade, conforto, sofisticação e modernidade em peças para áreas externas e internas proporcionando os melhores móveis para qualquer ambiente.
Conheça mais sobre os nossos móveis conferindo os produtos disponíveis!